quarta-feira, 25 de abril de 2012

Aula de Tai Chi para apoiar doentes com transplante de medula óssea

Perto de duas mil pessoas reuniram-se este domingo no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, para participar numa aula de Tai Chi promovida pela Liga dos Amigos do Serviço de Transplantação de Medula Óssea (LASTMO) do IPO/Porto.


 


O objectivo daquela que será a "maior aula da Tai Chi realizada em Portugal", como explicou à Lusa a presidente da LASTMO, Ana Paula Carvalho, é a divulgação da entidade e a angariação de fundos para que seja possível apoiar os doentes transplantados e suas famílias.
"O Tai Chi promove a saúde, apesar de ser uma arte marcial do Oriente, no Ocidente cada vez mais está a ser procurada pelas pessoas porque promove a saúde, relaxa a mente, vence o movimento através da tranquilidade, o 'stress', o rápido através do lento", disse Ana Paula Carvalho.
De acordo com a responsável da LASTMO, o próximo passo será a realização de um balanço da iniciativa deste domingo para que se possam programar actividades futuras, sendo as perspectivas muito positivas dado o apoio sentido no primeiro evento.
Além de duas aulas de 90 minutos, a iniciativa inclui rastreios de obesidade efectuados pela Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto, bem como outros oculares e receber 'kits' com fruta e água.
Junto dos participantes que preencheram o Pavilhão Rosa Mota, desde crianças aos mais velhos, a falta de experiência em Tai Chi não impediu que a manhã fosse passada de forma positiva e produtiva, como explicou à Lusa Teresa Moreira, que se deslocou ao evento "por solidariedade" e pelo gosto de conviver.
"Nunca [experimentei] Tai Chi. Uma pessoa pensa que isto é simples, mas não, estou aqui todo partido", confessou, entre risos, Nuno Raposo, enquanto realizava os movimentos ao lado da família com os olhos postos no professor.