Kuan Yin significa “aquela que ouve os lamentos do mundo”. De acordo com a lenda, ela parou no umbral so céu para ouvir os clamores do mundo.
Segundo a tradição, Kuan Yin já viveu na Terra. Era filha de Mião Chuang Wang, um rei desejoso que ela se casasse com um príncipe para absorver mais poder. No entanto, Kuan Yin estava determinada a seguir uma vida religiosa e decidiu ir para um convento, onde aperfeiçoaria as práticas espirituais, recusando-se a casar, apesar das ordens do pai. Inconformado com a decisão da filha, o rei ordenou que lhe fossem aplicadas no convento ordens e tarefas duras para ver se Kuan Yin desistiria de seguir uma vida religiosa. A princesa não cedeu e o rei jamais a perdoou. Por isso, ordenou que fosse executada, mas quando a espada a tocou partiu-se em mil pedaços. Então, seu pai ordenou que fosse asfixiada, mas quando a sua alma deixou o seu corpo e desceu até ao inferno, transformou-o num paraíso. Depois foi transportada numa flor-de-lótus até P’ootoo e aí viveu curando enfermos.
Um dia Kuan Yin soube que o seu pai estava muito doente e, generosa como era, curou-o com um toque de mão. Em gratidão, ele ordenou que fosse erguida uma estátua em honra de sua filha.
Depois de ter levado uma vida com muito mérito pelas suas acções, quando estava ás portas do céu, para ser admitida como deusa, ouviu os gemidos da Humanidade que sofria e renunciou ao céu dizendo que enquanto houver um ser vivente que ainda sofra, ela estará aqui entre nós, com seu Amor Incondicional e a sua Misericórdia Infinita. Foi então considerada uma Bodhisattwa.
Bodhisattwa é um ser humano que atingiu o estado de perfeição e ascensão, tendo-se libertado do ciclo de reencarnações sucessivas visando o aprendizado e ascensão do ser.
Muitos movimentos espirituais atribuem a Kuan Yin novas formas de cura. “O sistema Magnified Healing (cura magnificada) usa a visualização de luzes e mantras como forma de reequilíbrio energético e preparação para um novo tempo, mais pleno e amoroso.
Os símbolos característicos associados a Kuan Yib são: um galho de salgueiro, com o qual ela espalha o néctar divino da vida; um vaso precioso, simbolizando o néctar da compaixão e da sabedoria; uma pomba representando a fecundidade e um livro ou um pergaminho de orações que ela segura na mão, simbolizando os ensinamentos do Buda.
Ela pode ser representada com um dragão, pois é o símbolo mais antigo da alta espiritualidade, sabedoria, força e poderes divinos da transformação. Outras vezes, Kuan Yin é representada sentada sobre uma flor de lótus.
Os devotos invocam o poder e a misericordiosa intercessão de Kuan Yin com o mantra OM MANI PADME HUM – “Salve a jóia do Lótus”.
O mantra Om Mani Padme Hum é fácil de dizer e muito poderoso, porque ele contém a essência de todo o ensinamento. Quando você diz OM é-lhe concedida ajuda para alcançar perfeição na prática da generosidade. MA ajuda-o a aperfeiçoar a prática da ética pura e NI ajuda-o a alcançar a mestria na prática da tolerância e paciência. PAD ajuda-o a atingir a perfeição da perseverança, ME ajuda-o a alcançar a perfeição na prática da concertação e HUM ajuda-o a alcançar a perfeição na prática da sabedoria.
Acenda um bom incenso enquanto navega na Fusão Cósmica, apenas conta… agradeça e cante… deixe-se levar pelo harmonioso mantra e atraia para si as boas energias cósmicas.
OM MANI PADME HUM